Voo dos Gansos
No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande V no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma.
Sabe-se que quando uma ave bate as asas move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. Ao voar em forma de V, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.
Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao Sul.
Os gansos de trás gritam encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Que mensagem passamos quando gritamos de trás?
Finalmente, quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam voo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.
Autor desconhecido
texto de domínio publico
Como aprendemos com as aves!
Precisamos compartilhar da mesma direção e sentido quando estamos no grupo. Juntos com o mesmo proposito o esforço será menor, mais fácil e mais agradável alcançar o objetivo.
Vamos reunir habilidades e capacidades; combinar dons, talentos e recursos afim de “fazermos barulho” e encorajarmos nossos irmãos. Um possa dizer ao outro: Esforça-te! Eu te ajudo! Voe, voe mais alto!
Sua voz encorajando o grupo traz progresso.
Utilize palavras de animo, motivadoras, palavras de sabedoria.
Saibamos mudar de posição e continuar ajudando.
Estejamos unidos, um ao lado do outro, apesar das nossas diferenças, em todos os momentos, “unidos”, apoiando-nos, fortalecendo o trabalho, a grande obra.
Saber ouvir! Saber falar! Saber socorrer! saber agir!
Ser amigo(a)!
Sejamos Gansos!
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Filipenses 2 5-8
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” Isaías 53.4
Leave a Comment